Blog

entenda como e uma cozinha profissional de hotel

Como é uma Cozinha Profissional de Hotel?

Seja cliente, empreendedor, chefe de cozinha ou empresário, qualquer um pode ter dúvidas sobre como funciona a cozinha profissional de hotel. Ela precisa ser eficiente, ter a qualidade equiparada ao nível do local, ser bem administrada e adaptada ao fluxo de entradas e saídas dos hóspedes. Veja agora como é gerido um restaurante industrial de hotel, suas práticas, processos e mais! 

Veja a gestão completa de uma cozinha profissional de hotel

Os bastidores de uma cozinha de hotel são realmente interessantes. Por atender clientes de diversos lugares e consequentemente, com gostos e culturas diversas, é fundamental que um hotel esteja preparado para satisfazer desde o mais simples hóspede, até ao mais exigente.

São diversos colaboradores envolvidos nos processos, por isso vamos entender cada uma das etapas, desde sua estrutura ao funcionamento diário, acompanhe: 

Local e Equipamentos

cozinha de hotel

A cozinha industrial se diferencia devido a produção em larga escala. Os hotéis por sua vez, que precisam estar prontos para receber pedidos durante todo o dia, necessitam de coifas, exaustores, grandes panelas, refrigeradores, armários e tudo que facilite a produção em qualquer momento. 

Além dos utensílios principais como fogão industrial, balança, moedor de carne e processadores, a estrutura física do ambiente é um fator fundamental que determinará o sucesso da cozinha, ou não. Por isso, além do piso antiderrapante e boa iluminação, a cozinha precisa ter fácil acesso ao estoque e ao local de carga e descarga de alimentos, sem contar sobre sua estrutura que precisa facilitar a livre circulação dos funcionários. 

Cardápio e Especialistas

cozinha profissional de hotel

São eles os responsáveis, além dos cozinheiros e chefs, para garantir qualidade dos alimentos e seus estados de conservação. Sobretudo durante os horários das refeições principais, onde os pratos ficam expostos por mais tempo, é preciso contar com nutricionistas que os conferem rotineiramente, e coletam tudo o que é servido para avaliar sua perfeita condição de consumo. 

Há hotéis que recebem em alta temporada, cerca de 300 pessoas apenas no café da manhã. Por isso, é essencial elaborar um cardápio que a casa consiga produzir diariamente. Sem contar os pratos especiais para pessoas com necessidades específicas, como bolos diet, menu vegano e pratos sem glúten.

Alguns hotéis de porte grande contam ainda com salas para a produção de bolos, pães e pratos diferenciados, não necessitando de fornecedores. 

Treinamento e Processos

cozinha industrial de hotel

De nada adianta ter uma ótima infraestrutura e preços de estadias se como um todo, o hotel não for eficiente. Logo, é importante investir em treinamento de funcionários e atualizar sempre que necessário os processos de atendimento e produção das atividades. 

A responsável por essa tarefa é geralmente a gerência do estabelecimento ou profissional contratado por ela, para avaliar as condições atuais de trabalho e introduzir sistemas mais eficazes de trabalho. 

É importante também dedicar um espaço para investir no bem estar dos colaboradores, como salas de descanso e recreação além de implementar programas e benefícios aos funcionários. Essa medida faz com que os índices de faturamento aumentem, suprindo as despesas do hotel e tornando a área da cozinha um espaço de referência e lucro.

Qualidade: Ingrediente principal da cozinha

Seja no prato, no ambiente ou atendimento, a qualidade é o fator de sucesso de um negócio. Por isso, estar de acordo com as Normas de Segurança da Anvisa, regulamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e autorizações legais é a garantia de que uma cozinha profissional de hotel, estará em perfeito funcionamento. 

Se você está em busca de reformar sua cozinha ou iniciar um projeto, conte com a gente da BR&SP Cozinhas Profissionais para equipar todo seu ambiente com os utensílios e ferramentas de alta qualidade que vai conquistar sua clientela. Entre em contato conosco para uma consultoria completa e personalizada!

Leia também

Nenhum dado até agora.

Posts recentes

Equipamentos para Pastelaria: Veja Tudo que Você vai Precisar

Um estudo divulgado pela Exame revelou que o brasileiro é um grande consumidor de comida: consumimo...
19/nov

Soft Opening: O Teste Antes de Começar seu Negócio

O termo em inglês soft opening que significa abertura suave, em tradução literal, diz respeito a ...
19/nov

Equipamentos para Hamburgueria — Monte Um Negócio de Sucesso

Se você deseja começar um negócio no setor de alimentação e não quer ter prejuízos financeiro...
18/out

BR&SP Cozinhas Apoia a Campanha Outubro Rosa

Quem sabe um dia o câncer será só o um signo. Enquanto isso não acontece, nós da BR&SP Cozi...
11/out

Como é uma Cozinha Profissional de Hotel?

Seja cliente, empreendedor, chefe de cozinha ou empresário, qualquer um pode ter dúvidas sobre com...
13/set
BR&SP
Dicas e novidades

Receba dicas para economizar na sua cozinha industrial